Hoje vamos falar sobre como escolher aquecedor a gás ideal. Este é um equipamento que gera muitas dúvidas para as pessoas. Dá muito trabalho na hora de escolher e saber qual o melhor modelo de aquecedor, qual o modelo certo para a sua necessidade, saber se o aquecedor de água consome muito, se o aquecedor a gás vale a pena, enfim, são várias dúvidas de quem está pensando em comprar um aquecedor.
É importante esclarecer que não somos especialistas neste tipo de equipamento, mas de tanto pesquisar a respeito, para atender a nossa própria necessidade, tivemos que aprender bastante, buscar muita informação e consultamos diversos especialistas e por isso decidimos compartilhar tudo que aprendemos com vocês. Espero que gostem e caso tenham alguma dúvida mais técnica, sugerimos a consulta a um especialista.
Antes de mais nada, é importante frisar que, muitas pessoas se dizem insatisfeitas por problemas com os aquecedores a gás. É verdade, é um equipamento delicado e que exige uma escolha criteriosa, uma série de cuidados e planejamento antes de comprar para que ele funcione adequadamente e não cause frustração após a compra.
Muitas pessoas acabam comprando o seu aquecedor a gás no impulso ou escolhendo o modelo mais barato, afinal, é um equipamento com preço bastante elevado. Grande parte das construtoras vem projetando seus apartamentos para uso do aquecedor a gás ao invés do chuveiro elétrico. Por isso a procura por aquecedores cresceu muito.
A maioria dos problemas com aquecedores a gás, conforme nossa pesquisa, ocorre devido a escolha inadequada do aquecedor para sua necessidade (falta de informação, falha na consultoria de venda), escolha do aquecedor errado para o tipo de gás, kit de acessórios errados, má instalação, Pressão de água inadequada para a instalação entre outros.
Para ajudar vocês a não cometer esses erros com tanta facilidade, vamos compartilhar abaixo muitas dicas para que você fique satisfeito ao comprar o seu aquecedor a gás e isso não vire uma dor de cabeça.
Tipos de Gás
A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um aquecedor a gás é saber o tipo de gás que será utilizado. Os tipos de gás encontrados no Brasil são:
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – É o gás mais comum, é o famoso gás de cozinha, utilizado na maioria dos prédios e casas no Brasil, pela sua facilidade de abastecimento que utiliza botijões, seja em casas ou apartamentos.
Gás Natural (GN) – É o gás fornecido a partir de encanamentos vindos da rua, geralmente utilizado por grandes empresas e postos de combustível. Geralmente encontrado em grandes cidades. Nas cidades menores o fornecimento deste tipo de gás acaba ficando mais restrito a empresas.
Você ainda não sabe qual é o tipo de gás da sua casa ou apartamento? Procure no manual da construtora ou pergunte ao síndico do seu prédio. Ele certamente vai poder lhe passar o tipo de gás correto.
Tipos de Aquecedores de Água a Gás
Em geral podemos definir que existem dois tipos de aquecedor de água a gás. O aquecedor de exaustão mecânico ou digital.
Diferença entre o aquecedor a gás mecânico e o digital
A principal diferença entre o aquecedor mecânico e o aquecedor digital é que no aquecedor mecânico, a chama é fixa, independente da quantidade de água que passa pelo aparelho. Então por exemplo, se você tiver dois chuveiros abertos e desligar um deles, o outro tende a ficar mais quente, pois a chama é fixa, a temperatura é fixa, pode causar queimaduras se não usado com cuidado.
Já o aquecedor digital, possui um sistema de modulação automática, que regula a chama conforme a quantidade de água que está sendo solicitada, tornando o equipamento mais eficiente e agradável.
Aquecedor a gás mecânico
O aquecedor a gás mecânico, também conhecido como aquecedor manual, é o modelo mais antigo no mercado, geralmente possui regulagem de temperatura, volume de gás e volume de água manual com borboletas dispostas na frente do aparelho.
O aparelho pode ser encontrado em dois formatos, de exaustão natural que elimina o gás naturalmente ou exaustão forçada que possui uma ventoinha que expulsa o gás queimado pelo aparelho.
Há muitas pessoas que preferem o “bom e velho aquecedor manual” pois acreditam que o melhor é ter o controle total da chama independente do volume de água que passa no aparelho. Porém, este tipo de aquecedor também traz muitas desvantagens em relação aos modelos digitais (mais novos), principalmente quando você possui mais de um chuveiro ou mais de um ponto ligado ao aquecedor.
Vantagens:
- Sistema mais simples que o digital.
- Regulagem manual de todos os fatores.
- Temperatura constante.
- Mais barato.
Desvantagens:
- Menos eficiente, gasta mais gás e energia.
- A temperatura é fixa, o que pode favorecer queimaduras se não for manuseado adequadamente.
- A temperatura pode ficar muito alta para a necessidade.
Aquecedor a Gás Digital
O aquecedor a gás digital é o modelo mais novo no mercado, diferente do aquecedor mecânico, o modelo digital possui um sistema de modulação da chama, mais eficiente e mais econômico, pois aquece a água na temperatura configurada por você conforme a necessidade de vazão, ou seja, ele se adapta a quantidade de água que for necessária para os pontos de distribuição.
No modelo digital, você configura apenas a temperatura desejada e acompanha no visor. Todos os demais controles são realizados automaticamente pelo aparelho.
Por exemplo, se você tem um chuveiro aberto e abre outro chuveiro, ele se adapta automaticamente para atender aos dois pontos simultaneamente, aquecendo um volume de água maior com uma chama maior, ao fechar um dos chuveiros ou diminuir um dos misturadores, o sistema se adapta para a nova necessidade, evitando desperdício de gás.
Vantagens:
- Mais eficiente, gasta menos.
- Adapta-se melhor as variações de necessidade de água.
- Controle da temperatura mais preciso.
- Possui sistemas de segurança mais bem elaborados.
- Mais durável.
Desvantagens:
- Preço mais alto.
Como escolher a capacidade de vazão ideal para seu aquecedor a gás
A capacidade de vazão do aquecedor de água a gás é um dos itens mais importantes a ser levado em consideração na hora de comprar o seu aquecedor.
Este é o ponto que a maioria das pessoas erra na escolha e depois reclama que o aquecedor é ruim, que foi mal instalado e que não presta (aquecedor a gás não aquece a água). Mas na verdade, se sua necessidade de vazão de água aquecida é maior do que o aquecedor suporta, é natural que a água não chegue quente ao destino. Vamos explicar melhor abaixo.
Você sabe qual o aquecedor a gás ideal para 2 chuveiros que trabalham simultaneamente? 18 Litros? 20 Litros? 22 Litros? e seu eu lhe disser que você pode estar errado? Você já observou as letras miúdas no final do folder do fabricante? Pois é, geralmente os fabricantes se baseiam em chuveiros com vazão de 8 litros por minuto (um pouco mais que os chuveiros elétricos que geralmente possuem cerca de 5 litros por minuto). Mas ai vamos lhe ensinar algo que a maioria dos vendedores não explica!
Não é possível determinar qual o aquecedor a gás ideal sem saber qual é a vazão de água do chuveiro! Veja um exemplo com 2 chuveiros diferentes:
Exemplo 1 – Chuveiro Docol Barcelona
Este é um chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:
Percebam que, se você tiver uma pressão de água muito grande (por exemplo morar nos primeiros andares de um prédio com mais de 10 andares), você deverá atingir a vazão máxima do chuveiro, que conforme você pode observar no gráfico é de aproximadamente 28 litros por minuto.
Pasmem, mas para atender a este único chuveiro será necessário um aquecedor com capacidade de 30 litros por minuto. Se você comprar um aquecedor de 22 litros (que geralmente dizem que é para 2 chuveiros) a água chegará fria ou morna.
Você possui 2 chuveiros destes no seu apartamento? quer agua aquecida? então prepare-se, será necessário que seu aquecedor tenha capacidade para aproximadamente 40 litros por minuto ou mais.
Exemplo 2 – Chuveiro Docol Éden
Neste exemplo escolhi um chuveiro que a fabricante classifica como Chuveiro economizador. Trata-se do Chuveiro Docol Éden.
Este é outro chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:
Observem que, este chuveiro tem uma curva de vazão muito menor ao do exemplo 1, podendo chegar a no máximo 12 litros por minuto.
Neste exemplo, um aquecedor a gás com capacidade de 25 litros por minuto poderia atender muito bem, com água bem aquecida, dois chuveiros deste tipo.
Dependendo da quantidade de mistura com água fria, um aquecedor de água a gás com capacidade de 22,5 litros também poderia atender.
Percebeu como o aquecedor pode não ter culpa da agua não chegar quente no seu chuveiro? Mas calma, se este for o seu problema, tem solução!
Aquecedor de água a gás – água não esquenta – Como resolver
Se o seu problema é o mesmo relatado acima, ou seja, a vazão de água é muito grande para a capacidade do seu aquecedor, uma solução é comprar um kit regulador de vazão de água ou kit redutor de vazão de água como este abaixo:
Este kit pode ser instalado facilmente por você no cano do seu chuveiro para reduzir a vazão de água para uma quantidade escolhida por você, por exemplo, para 8 litros por minuto, como determina os folders dos fabricantes de aquecedores.
O kit redutor de vazão é uma peça relativamente barata e pode encontrada em lojas de material de construção com preços variando entre R$ 20,00 a R$ 50,00.
Não sabe como instalar o redutor de vazão? Clique aqui e confira este vídeo explicativo.
Melhores marcas de aquecedores a gás
De acordo com a pesquisa que realizamos, todas as marcas que citaremos abaixo são consideradas boas, todas tem reclamações encontradas na internet, mas são as melhores marcas de aquecedores de água a gás segundo diversos técnicos e especialistas consultados:
- Rinnai (www.rinnai.com.br) – Fundada em 1975, a Rinnai Brasil fica em Mogi das Cruzes em São Paulo.
- Lorenzetti (www.lorenzetti.com.br) – Fundada em 1923, a Lorenzetti fica localizada na cidade de São Paulo.
- Komeco (www.komeco.com.br) – Fundada em 1992, a Komeco fica localizada na cidade de Palhoça em Santa Catarina.
- Bosch (www.bosch.com.br) – Fundada em 1895, A Bosch é uma marca alemã estabelecida no Brasil.
- Rheem (www.rheem.com.br) – Fundada em 1920, a Rheem fica localizada na cidade de São Paulo.
Aquecedores a gás – Instalação
É muito importante que você realize a instalação do seu aquecedor a gás com alguma empresa da rede credenciada da sua marca escolhida. Assim você tem uma garantia maior de que seu equipamento será instalado de acordo com a especificação do fabricante, além de manter o período de garantia que varia geralmente entre 2 ou 3 anos.
Para a instalação do seu aquecedor a gás, será necessário comprar também um Kit de tubulação e chaminé para a saída do gás queimado. É muito importante verificar o manual do aquecedor para que compre o kit correto. Há diversos modelos no mercado, de 60mm a 137mm, consulte a empresa que fará a instalação para saber qual o modelo mais adequado para o seu aquecedor.
Então, já está se sentindo um especialista em aquecedores a gás? Espero que todas as informações e explicações tenham ajudado a esclarecer as suas dúvidas e a partir de agora você se sinta mais bem preparado para ir ao mercado comprar o aquecedor a gás mais adequado a sua necessidade.
Gostou? escreva-nos os seus comentários!
Olá, tenho dúvidas á marca? Lorenzetti, Rinnai ou Inova?? Não conheço esta marca Inova…. tenho um orçamento desta marca (28 litros) , alguém pode me ajudar na melhor indicação? Ou Lorenzetti ou Rinnai de 23,5 Litros?
O apratamento tem dois chuveiros e 01 pia de cozinha, irei morar no 3º andar. Qual a melhor litragem?
Obrigada desde já.
Oi Denise, não conhecemos a marca Inova, recomendamos a Rinnai. Quando a questão da litragem, está ok, irá lhe atender a partir de 22,5. Abraços
Bom dia,
Minha casa possui 2 banheiros com chuveiro e lavatórios e torneira para pia (cozinha).
Me indicaram para compra o aquecedor lorenzetti lz 1600 d, pois o mesmo atende a demanda silmultânea (2, entre os 3 pontosa citados).
A marca lorenzetti é boa para aquecedores a gás (glp)? Este modelo atende a minha necessidade? Você sugeriria uma outra marca?
Obrigado.
Olá Otacílio, esse aquecedor é de 15 litros, a maioria dos chuveiros gastam cerca de 12 a 15 litros cada, dependendo do modelo e se usam redutor ou não. Esse modelo vai atender apenas 1 ponto simultâneo. Recomendamos que você opte por um modelo de 22,5 litros para ter dois chuveiros simultâneos aquecidos. A marca é boa. Abraço
Oi, comprei meu aquecedor levando em consideração a vazão dos chuveiros, procurei uma autorizada para instalar, o tecnico foi lá, instalou e no final da instalação quis cobrar 50 reais a mais por uma dupla face que ele usou e disse que não ia funcionar o aquecedor por causa do regulador e do manômetro do prédio, que eu teria que chama-lo de novo pra trocar td e custaria uns 500 reais aproximadamente. Nunca ouvi falar disse e ninguem mais no prédio teve este problema, existe isso mesmo? Estou com medo de chamar outro tecnico sem saber se isso é verdade e ele me tirar dinheiro com a histório que o outro inventou.
Olá Vanessa, tudo bem? geralmente os prédios tem espera para instalação do aquecedor a gás. Então você contrata o técnico que faz a instalação e geralmente eles incluem um kit de mangueiras e chaminé que não acompanha quando você compra o aquecedor. Parece que esse técnico está querendo te enrolar. Mas quer uma dica? Peça a um dos seus vizinhos de prédio, que instalou aquecedor e tem funcionando. Peça o contato e chame este técnico. Confira antes de chamá-lo se ele é autorizado da marca do seu aquecedor. Abraços.
Gostei muito do site, da busca pela informação mais precisa para nós, consumidores.
Boa noite estou em duvida entre um aquecedor da bosch gwh520 de 25l/min ou um komeco ko31d glp 30l /min a duvida e qual seria melhor? irei usar um chuveiro, uma banheira e dois misturadores.
Olá Maicon, os dois aquecedores são bons, mas precisas contrarar uma autorizada da marca escolhida para instalar. Recomendo que você veja primeiramente se na sua cidade tem autorizada das marcas e o valor da instalação. Acredito que isso possa lhe ajudar a decidir por um deles. Pela nossa pesquisa, parece que o komeco é um pouco mais indicado, a empresa se mostra bem acessível em caso de problemas também. Abraços.
Ola parabens pelo trabalho ! P ter certeza. Meu predio tem 25 andares e vou morar no 17 com 3 chuveiros . Pode me indicar melhor ducha e modelo do Rinnai?
Olá Viviane, primeiramente você precisa pensar no seguinte, quantos chuveiros você vai usar ao mesmo tempo ? O modelo REU-2402 FEH atende 2 duchas simultaneas de até 15 litros ou 3 simultaneas de até 10 litros. Recomendo o chuveiro docol eden que tem vazão de 12 litros. no chuveiro que você menos utilizar, coloca um redutor para 8 litros, assim esse aquecedor vai atender perfeitamente. Abraços.
Boa noite, pretendo instalar um aquecedor em um sobrado, usando uma caixa d’água, como saber a vazão?
Em uma loja me informaram que para funcionar bem um aquecedor digital necessitaria da instalação de dois botijões de glp, procede?? A manutenção de um aquecedor digital é mais cara??
Olá Gilberto, como esta é uma situação muito técnica recomendamos você conversar com um profissional especializado.abraço
Bom dia. Moro em um apartamento em São Paulo no sexto andar e tenho dois aquecedores da Bosch.
O Bosch GWH 500 23,5 litros atende a torneira da cozinha e um chuveiro com ducha eco confort e funciona
perfeitamente .
O Bosch GWH 300 14,5 litros teria que atender a dois chuveiros com Ducha Cancun e está me decepcionando
a meses : 1- Demora para esquentar . 2 – Quando esquenta fica fervendo, você abre a fria para temperar ai
fica gelado. 3 – Aparece a mensagem no visor digital “14” segundo o manual “limitador de temperatura atuou”
O Técnico da empresa que instalou já veio regula parece que fica bom mas não sei o que acontece e volta a dar
o problema acima. Tem alguma ideia para tentar solucionar o problema . Grato João
Olá João, sua situação é delicada, esse limitador de temperatura é um sensor de segurança que evita o super aquecimento. O técnico que lhe atendeu é um autorizado bosch? Talvez haja uma falha no sensor ou algo relacionado a má instalação. Se não for um técnico autorizado, entre em contato com SAC da bosch no telefone 0800 704 5446 e peça ajuda ou peça uma visita técnica. Eles certamente vão lhe auxiliar na solução do problema.
Boa noite, estou precisando de ajuda.
Me mudei e preciso comprar um aquecedor e vários chuveiros/duchas. Mas não tenho a menor ideia.
Minha esposa gostou do modelo Deca Clean.
O apto possui 4 banheiros, mas no máximo serão utilizados 2 simultaneamente.
Não possui torneiras aquecidas (moro em Joao Pessoa-PB).
Moro no 6º andar, de um prédio de 30.
Qual ducha e aquecedor vc recomenda?
Olá Rodrigo, tudo certo?
Se sua esposa gostou desse modelo de chuveiro, recomendamos que você utilize junto a ele, um redutor de pressão de 12 litros já que a vazão pode chegar até 55 litros e por vocês viverem no sexto andar de um prédio de 30 andares, haverá bastante pressão. O aquecedor recomendo o Rinnai 32 Litros modelo REU 2402 FEH (veja se o gás do seu prédio é GLP ou GN antes de comprar). Com esse aquecedor você pode atender 2 chuveiros de até 15L de vazão ou 3 chuveiros de 10L simultaneamente. Abraços
Boa tarde, tenho uma dúvida quanto ao aquecedor da Lorenzetti de 15L LZ 1600 D, vou morar em um apartamento, terá dois chuveiros que raramento serão ligados simultaneamente, mais a torneira da cozinha, os chuveiros serão com vazão de 8L; o ap é no primeiro andar. Voce recomenda a marca e a vazão?
Olá Amanda, tudo bem? Pela sua descrição, esse aquecedor deve lhe atender perfeitamente. A lorenzetti é uma boa marca.
Oi. Vou usar um aquecedor somente na parte de cima de um sobrado. São dois banheiros. Em um dos banheiros, além do chuveiro tem uma banheira e dois misturadores com água quente. No outro banheiro somente no chuveiro e também a torneira da cozinha terá água quente. Minha pergunta é: Será necessário um pressurizador, ou apenas a instalação de aquecedor de uns 32 L já basta. O técnico não visitou o local, mas sugeriu por e-mail o uso desse pressurizador. No orçamento indicou um pressurizador de 1/2 CV por um valor de R$ 2.000,00. Queria saber se, por ser apenas um sobrado e somente na parte de cima for usado aquecimento, se é mesmo necessário o uso desse pressurizador uma vez que o custo é muito alto.
olá Rogério, tudo bem? Infelizmente não conseguimos ajudá-lo, pois exige um estudo no seu local. Acredito que você esteja indo pelo caminho certo, chamando um profissional. A nossa sugestão é que você verifique se ele é certificado da marca do aquecedor que você escolheu.
Ola Rogerio!
Necessariamente, qq aquecedor a gas precisa de pressao (preferencialmente acima de 10 mca (metros de coluna d’agua) tanto para o acionamento do aquecedor, quanto para o conforto nas duchas, isso é ponto pacifico!
A questao é, como voce terá esta pressão ou de onde ela virá?
Resumida e simplificadamente, pressao é a diferença vertical entre o nivel da agua na caixa d’água e o ponto de consumo mais alto/próximo da caixa d’água.
Em uma casa ou sobrado, geralmente a pressao fica entre 1 e 2mca (exceto se vc morar em um condominio que tenha caixa d’água elevada/coletiva que geralmente sao torres com mais de 10mca).
Desta forma, existem algumas possibilidades:
1) Ter uma caixa d’agua elevada, para ter pressao natural, como ocorre em prédios. Esta opcao nao é muito comum, pois necessita de espaco o investimento é bem maior. Geralmente esta solução é mais utilizada em casas de campo.;
2) Utilizar a bomba pressurizadora, para gerar a pressao necessária. Bombas Top de linha custam nesta faixa mesmo e boas marcas seriam Orbitec e Rowa. Mas existem bombas mais em conta, como é o caso da Lorenzetti PL-280 e PL-20 ou da marca Syllent, todas de 1/2 CV e ficam abaixo dos 1.000,00.
3) Ainda existe a possibilidade de voce ligar direto com agua da rua que ja chega pressurizada, evitando o gasto com a bomba pressurizadora, porem nao é recomendavel, pois se acabar a agua da rua, voce nao tera agua nos pontos de agua quente.
Em qualquer uma das opções, além do aquecedor, é fundamental que a sua hidraulica seja preparada para pressurizar tambem a agua fria, para que vc consiga misturar e obter uma temperatura confortável, principamente no verao, pois mesmo com a regulagem mínima de temperatura, haverá a necessidade de mistura, pois nesta época a sensacao termica é alta.
Outro ponto importante: A alimentacao hidraulica do pressurizador deve ser independente/exclusiva e caso tenha valvula hydra, esta deve possuir alimentacao independente também!
Espero ter ajudado e esclarecido!
boa noite!
Percebi que vc tem grande conhecimento e queria sua opinião se possível. Vou morar em um sobrado e quero um aquecedor para 1 ducha e duas torneiras. Compramos um chuveiro de 12 de vazão lorentrio. A principio havia escolhido o aquecedor lorenzetti lz1600 glp, mas estamos quase desistindo devido a muitas reclamaçoes. Minha coluna de água não ultrapassará 2mca. Quais seriam as melhores opções.
grata
solange
Olá! Gostaria de saber qual o aquecedor ideal para um apartamento que fica no 14º andar e irá atender apenas a um chuveiro com vazão de 12 litros por minuto.
Muito obrigada pela ajuda!
Olá Silvia, tudo bem? Acredito que o aquecedor REU-1002 FEH da marca Rinnai, deva lhe atender bem. Mas não tem informação de quantos andares tem o seu prédio. Antes de comprar, verifique qual a vazão mínima para atender a ele. Acreditamos que se seu prédio tiver pelo menos 15 andares já vai atender bem.
olá, parabéns pela página! gostaria de saber qual aquecedor mais indicado para quem tem um chuveiro fabrimar piccolo ligth e mora em apartamento no terceiro andar? obrigada!!!!
Olá Aline, esse chuveiro tem uma função bem legal, porque ele vem com um regulador de pressão, onde você pode escolher a vazão 12, 15 e 18 litros. Com 12 Litros já fica um banho sensacional. Se você mora em um prédio no terceiro andar e esse prédio tiver mais de 5 andares a pressão fica muito boa, então recomendo que você compre um aquecedor de pelo menos 12 litros. Acredito que o aquecedor Rinnai REU-1302 FEH deva lhe atender bem.
Estou pesquisando um aquecedor para minha casa.
Ele abastecerá uma ducha e duas torneiras (banheiro e cozinha), porém, como moramos apenas eu e minha namorada, o uso simultâneo será de, no máximo, a ducha e uma torneira.
Minha dúvida também está com relação a falta de luz, pois, pelo que li, os aparelhos digitais, normalmente de exaustão forçada, quando há falta de luz eles não funcionam.
Gostaria de poder tomar um banho quente mesmo quando não houver energia elétrica.
Ainda, como minha casa é no térreo, e a água do aquecedor passará pela caixa d’água, será necessário o uso de um pressurizador? Qual me recomenda?
E, por fim, voltando a questão da falta de luz, poderei usar o aquecedor quando o pressurizador tiver desligado por falta de energia?
Abraços
Olá amigo, o aquecedor só funciona com energia, não gasta quase nada, só modelos muito antigos que tem uma opção para usar com pilha mas não recomendamos. A falta de energia hoje em dia é algo que acontece muito pouco, principalmente em cidades com mais de 10 mil habitantes. Mas se mesmo assim você quiser se garantir, pode comprar um nobreak, assim se houver falta de energia o nobreak sustenta o aparelho que gasta pouca energia. Recomendo o Rinnai 22 litros digital.
Tenho há nove anos um aquecedor Rinnai REU83 ( não é digital) que atende a um chuveiro e uma pia. De uns tempos pra cá, ele costuma desligar, deixando a água fria. Aí é preciso fechar a torneira e abri-la de novo, repetindo isso até que ele torne a acender e aquecer a água. Não é problema de pilhas. Poderia ser devido a uma menor circulação de água por ele ou por precisar de uma limpeza/revisão? É um problema estressante.
Oi Eva, tudo bem? No seu caso, é recomendável que você chame um técnico para fazer uma revisão e limpeza, assim ele pode verificar o problema que está apresentando. Abraços.
Esse é um problema devido falta de manutenção, o correto conforme manual é manter a revisão e manutenção preventiva do aparelho por uma vez ao ano, com o tempo o aparelho vai acumulando sujeira, caso demore, podem se criar crostas de sujeiras que são capazes de até corroer peças. O correto mesmo é chamar a assistência especializada para fazer a manutenção.